terça-feira, 9 de novembro de 2010

Coração Sincero.

Segundo o Dicionário Universal da Língua Portuguesa, a palavra sincero vem do latim sinceru, (puro) e quer dizer ¿verdadeiro; que diz francamente o que sente; em que não há disfarce ou malícia; leal; simples.¿ 

¿aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.¿ (Hebreus 10:22) 

Etimologicamente, a palavra vem de sincera, que é a junção de duas outras palavras do latim, ¿sine cera¿ e foi inicialmente utilizada pelos romanos. Isso porque os artesãos ao fabricarem vasos de barro, muitos rachavam-se e para esconder tais defeitos, era usando para tal uma cera especial. Essa cera era tão pura e perfeita que na maioria das vezes os vasos chegavam a ficar transparentes, podendo até mesmo se distinguir um objeto que estivesse guardado em seu interior, como um colar, uma pulseira ou um dado, por exemplo. Nesses casos, o vaidoso romano que possuía um vaso tão fino e transparente, dizia que parecia mesmo não haver cera. ¿Sine cera¿ queria dizer ¿sem cera¿, que era a qualidade esperada de um vaso perfeito, muito fino, que deixava ver através de suas paredes aquilo que guardava dentro de si. O vocábulo sincero evoluiu e passou a ter um significado muito elevado. Sincero, é aquele que é franco, leal, verdadeiro, que não oculta, que não usa disfarces, malícias ou dissimulações. Aquele que é sincero, como acontecia com o vaso, deixa ver através de suas palavras aquilo que está guardado em seu coração, sem nada temer nem ocultar. Que possamos a cada dia ser sinceros com o Senhor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lindo Texto!!!

" Senhor, dai-me um coração sincero para te servir."


Beijos.

Aurinha disse...

Nossa que pessoa desinformado eu que nunca tinha vindo aqui rsrsr perdoe-me tabm casa, marido, trabalho, 2 molekes anjinhos rsrsr, dois blogues, CINCO chefes aff... fiko com dó perdo-ou!!!

Doce, vim aki desejar feliz Natal, 2011, beja mutiu, faz mutio amor, come muito ops cuidado não engordar(ai tem q para d segui Magrela) rsrs vou sair d ferias kkkrsrs, não morra d inveja!! mas eu prometo voltar kkk AMOOCEE!LORINHAMINHA!!!DEUS CUIDA D ti!! E DO Digo!! Magrela"""