quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Nele, que é o Senhor do Formigueiro, a Glória, Honra e Poder.

Recebi uma Pastoral hoje de meu Diguinissimo pastor, achei interessante compartilhar...

"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio." Provérbios 6:6

Na criação do Senhor... Quantos ensinos!
Penso nas diferenças em nosso meio se fôssemos leais como um cão, visionários e eficazes como águia, protetores do “bando” como um leão, sábios como... como... uma formiga?

Creio que na sabedoria do Senhor existe um humor apurado e muito rico em habilidade, capaz de humilhar um grande pretendente a sábio, fazendo-o agachar, ir ao chão, ficar de “quatro” e aprender com uma de suas mais frágeis criações.

Você já viu isso? Quando elas estão em fila, trabalhando juntas e unidas num propósito, superando seus obstáculos e carregando seus enormes pesos, se aproxima o sábio homem e com a ponta de seu dedo faz algo com muita propriedade: separação. Ele causa um “aperreio”, uma desordem. Há gritos de desespero lá embaixo: você matou uma de nós, e sem ela, não conseguiremos continuar... Perdemos o senso de direção... Ela era fundamental... Ficamos sem rumo... Ficamos desorientadas... Alguém muito importante morreu... Precisamos nos reordenar, pois algo sério ocorreu... Você só pode ser homem, pois um burro (animal) não faria isso conscientemente!
Mas, não ouvimos essas “bobagens”, pois formiga não tem nada para nos ensinar.

Uma formiga foi observada num trajeto, levando uma folha dezenas de vezes maior que ela. Muitos tombos, ventos contrários, obstáculos... Ao acompanhar (agachado) aquela determinação, chega-se até a porta do formigueiro. A folha era maior que a “porta” e não entrava. E agora? Entraria em cena a sabedoria. Ela entra no formigueiro e em poucos instantes sai com um pelotão de amigas que rapidamente partem aquela enorme folha em pedaços pequenos e a levam para dentro da casa.
O homem sabe fazer isso? Não, ele é muito inteligente para tal feito. Ele (geralmente) carrega a folha até a porta e fica do lado de fora querendo que as outras adivinhem que ela está lá fora precisando de ajuda. Ele fica reclamando de seus amigos até morrer de fome, exaustão e frio. Mas a causa mortis foi estupidez crônica causada pelo câncer do orgulho.

Percebo que folhas de papel não são suficientes para descrever a sabedoria da formiga. Isso é preguiça. Vamos até elas, como alertou Salomão. Temos que ir ao chão, nos agacharmos diante daqueles que consideramos inferiores a nós, ficarmos de quatro, observando seu caminhar e aprendermos como compartilham, superam e conquistam juntas, para que nos tornemos sábios.

Freqüentemente dizemos que a Bíblia é difícil de entender. O Senhor sabendo disso (mas não concordando), manda que observemos as estrelas do céu e as contemos (Isaías 40.26); Em Mateus 6:25-34, são os lírios e pardais que medicam contra a ansiedade; agora, somos desafiados a observar uma formiga para sermos sábios. A Bíblia é difícil de entender? Ou é porque não queremos nos agachar?   

Ore para que nossa Igreja seja um formigueiro... Que possamos chegar até sua porta com nossas cargas, entrar, compartilhar com nossos irmãos a caminhada e vivenciarmos o milagre da comunhão. Que fiquemos desorientados quando um se perde; que não continuemos quando uma ficou pelo caminho... Que também estejamos dentro do formigueiro, prontos a sairmos e socorrermos aqueles que chegam com suas cargas... Que sejamos sábios.
     
Nele, que é o Senhor do formigueiro, a Glória, Honra e Poder.

Formiga Cledyson ( Pastor da Igreja Cristã Evangélica Nova Vida.)

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Coração Sincero.

Segundo o Dicionário Universal da Língua Portuguesa, a palavra sincero vem do latim sinceru, (puro) e quer dizer ¿verdadeiro; que diz francamente o que sente; em que não há disfarce ou malícia; leal; simples.¿ 

¿aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.¿ (Hebreus 10:22) 

Etimologicamente, a palavra vem de sincera, que é a junção de duas outras palavras do latim, ¿sine cera¿ e foi inicialmente utilizada pelos romanos. Isso porque os artesãos ao fabricarem vasos de barro, muitos rachavam-se e para esconder tais defeitos, era usando para tal uma cera especial. Essa cera era tão pura e perfeita que na maioria das vezes os vasos chegavam a ficar transparentes, podendo até mesmo se distinguir um objeto que estivesse guardado em seu interior, como um colar, uma pulseira ou um dado, por exemplo. Nesses casos, o vaidoso romano que possuía um vaso tão fino e transparente, dizia que parecia mesmo não haver cera. ¿Sine cera¿ queria dizer ¿sem cera¿, que era a qualidade esperada de um vaso perfeito, muito fino, que deixava ver através de suas paredes aquilo que guardava dentro de si. O vocábulo sincero evoluiu e passou a ter um significado muito elevado. Sincero, é aquele que é franco, leal, verdadeiro, que não oculta, que não usa disfarces, malícias ou dissimulações. Aquele que é sincero, como acontecia com o vaso, deixa ver através de suas palavras aquilo que está guardado em seu coração, sem nada temer nem ocultar. Que possamos a cada dia ser sinceros com o Senhor.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

"O sobrenatural não tem explicações científicas, ele simplesmente cura a nossa alma. Os bens que vem do Senhor são a única garantia de que somos felizes e plenos!"

Toda igreja é inútil se o foco não for Deus! ♥

Deixe-me esclarecer algo (principalmente tendo em vista a degradação da pregação moderna em auto-ajuda): conhecer a Deus não é aprender alguns princípios para você ter “o melhor de sua vida hoje”. Não é ensinar a nós mesmo uma pretensa “sabedoria” para aplicarmos em nossa vida e termos sucesso. Conhecer a Deus não é um meio para alcançarmos nosso bem-estar egocêntrico. É o mais majestoso de todos os fins. Nós fomos criados para conhecer a Deus e nos gloriarmos nele.

Compreender a Deus...!

"Vivemos em uma sociedade com tantos supérfluos que constantemente as pessoas se perguntam o que é essencial para a existência do Homem. Alguns dizem saúde, outros família, outros ainda amigos. Todos estes estão errados. O essencial, o principal, o mais importante é conhecer e compreender a Deus. Não há nada acima, nada ao lado e nem podemos falar que há algo abaixo disso, porque não há como comparar o conhecimento de Deus com qualquer outra coisa!"